projetos e programas
Programa: Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de adolescentes e jovens de 15 a 17 anos.
responsável técnico: Claudia de Macedo Cesar - Assistente Social - CRESS: 45.113
público-alvo: Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos
período de execução: Janeiro a dezembro
objetivo geral: Promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através da oferta de serviço complementar ao trabalho social com famílias do PAIF, de modo a garantir proteção social a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, que vivenciam situações de desproteção social e/ou risco social.
06 a 15 anos
objetivos específicos
• Complementar as ações do PAIF, na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes e jovens através de um conjunto de ações socioeducativas e formativas, com envolvimento da família nos diversos percursos;
• Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e cooperação;
• Possibilitar a ampliação do universo informacional, lúdico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de aquisições, potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
• Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno;
• Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional;
• Garantir Processo de Formação Continuada para os Trabalhadores do SUAS vinculados ao SCFV.
15 a 17 anos
objetivos específicos
• Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento de adolescentes e jovens para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
• Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
• Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos adolescentes e jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
• Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
• Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno;
• Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direitos de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
• Contribuir para a inserção, a reinserção e a permanência dos adolescentes e jovens no sistema educacional;
• Garantir Processo de Formação Continuada para os Trabalhadores do SUAS vinculados ao SCFV.
metodologia
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atua para promover a convivência em grupo, apoiando crianças e adolescentes na construção de suas histórias e na formação de vínculos. O SCFV trabalha valores essenciais como escuta, cooperação, resolução de conflitos e respeito às diferenças, criando um ambiente seguro e acolhedor onde os participantes podem desenvolver habilidades interpessoais e lidar com desafios sociais de maneira construtiva.
Nos encontros diários, são realizados debates e atividades lúdicas com temas abrangem direitos humanos, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros assuntos essenciais para a formação dos participantes. Esses encontros incluem oficinas de brincadeiras, esportes e arte, que proporcionam momentos de aprendizado, expressão e socialização. As atividades lúdicas e educativas são organizadas de forma a estimular a autonomia, responsabilidade e senso de pertencimento.
Os temas transversais - como direitos, saúde e meio ambiente - orientam as atividades, ajudando a consolidar o conteúdo abordado nos encontros. Para garantir a organização e o atendimento adequado, o cronograma semanal define períodos específicos para acolhimento, refeições e realização das oficinas, proporcionando uma rotina estruturada para os participantes.
Com uma meta de atender 200 crianças e adolescentes, o SCFV organiza seus grupos entre os períodos da manhã e da tarde, possibilitando que todos os participantes aproveitem as atividades de maneira equitativa.
esportivas
• Promover saúde e prevenir doenças;
• Desenvolver o raciocínio lógico e a motricidade;
• Desenvolver de forma mais rápida as capacidades cognitivas e relacionadas à aprendizagem escolar;
• Exercitar tomadas de decisão;
• Facilitar e fortalecer os laços afetivos e empatia;
• Aprender a priorizar e lidar com tempo;
• Aumentar a autoconfiança e autoestima;
• Respeitar os companheiros, adversários e a figura de autoridade;
• Desenvolver habilidades intelectuais, obter prazer e bem estar com prática.
pedagógica e lúdica
• Intervir positivamente no desenvolvimento de suas necessidades biopsicossociais;
• Oferecer um ambiente adequado para o crescimento de físico, emocional, cognitivo e social;
• Assegurar condições necessárias para o desenvolvimento de suas competências, garantindo novos conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades de forma natural, agradável o que gera mais necessidade;
• Estimular o gosto pela leitura através de contos, auxiliar quando necessário à tarefa;
• Construir sujeito da cultura, explorar o mundo ao redor, elaborar e expressar pensamentos;
• Ofertar atividades que estimulem o desenvolvimento global, considerando os aspectos cognitivo, aspectos da linguagem, afetivo, social e motor;
• Proporcionar de forma divertida e democrática, levando em conta também reações e promovendo respeito entre os atendidos;
• Estimular a socialização, a atenção e concentração;
• Trabalhar o espírito de cooperação em conjunto para atingir os objetivos comuns, espontaneidade na construção do sistema de representação (leitura e escrita) e motricidade.
arte e cultura
• Desenvolver a interpretação e comunicação corporal;
• Proporcionar a auto expressão, percepção e organização;
• Incentivar a personalidade criativa, inventiva e o raciocínio;
• Estimular a sensibilidade, concentração e comunicação verbal;
• Incentivar a pintura, teatro com temas de interesse das crianças e adolescentes;
• Socializar no coletivo e na família;
• Confeccionar brinquedos típicos, reproduzir obras de artistas consagrados junto com sua história.
cidadania
• Estimular e oferecer meios para o protagonismo infantil e juvenil através de valores morais, éticos e primários;
• Apresentar valores morais, éticos e primários a fim de estimular melhor convivência social e critérios; e discernir qual a melhor forma para atingir metas e objetivos;
• Orientar quanto aos seus direitos e deveres.
recreação
• Estimular o tempo de "brincar", utilizando espaços como parquinho, pátio, areia e realizar atividades recreativas, lazer, passeios, entre outros.